Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança edital FAC Brasília Multicultural I – 2022

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) publicou, hoje (29.04), o edital FAC Brasília Multicultural I – 2022. O objetivo do edital é promover a descentralização da execução dos projetos e a democratização no acesso aos recursos disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC. O edital prevê ainda mecanismos de inclusão para Pessoas com Deficiência (PCDs), destinação de reserva de vagas com critérios de regionalização, além da reserva de vagas para agentes culturais que possuem 60 anos ou mais.

Os projetos inscritos no edital poderão concorrer à 01 das vagas distribuídas nas 3 (três) categorias contempladas no edital, a saber:

1 – CULTURA DE TODO TIPO

Os projetos inscritos nesta categoria, poderão contemplar uma ou mais etapas da cadeia produtiva, estando livres para propor quaisquer formatos, atividades ou ações, podendo ser: ações de qualificação básica ou formação (oficinas, cursos, ações educativas, etc), eventos, circulação ou montagem de espetáculo, produção de jogos, SLAM, exposições ou feiras de arte, salões ou prêmios, Desenvolvimento de Adereços e Indumentárias, entre outros. Os projetos apresentados podem envolver outras áreas culturais, devendo demonstrar predominância na área inscrita.

O valor total desta categoria no Edital  é de R$ 19.600.000,00 (dezenove milhões e seiscentos mil reais).

As distribuições das vagas por área e módulo, os valores definidos para cada área e módulo, e a quantidade de vagas reservadas estão detalhadas no anexo I do Edital.

2 – MEU PRIMEIRO FAC

A categoria Meu Primeiro FAC – Projeto Livre  é destinada aos agentes culturais que não tenham celebrado contrato com o FAC. Podem concorrer a estas vagas agentes culturais que tiveram projetos apoiados no Programa Conexão Cultura DF, ou em eventuais editais de premiação

O valor total desta categoria no Edital  é de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).

As distribuições das vagas por área, os valores definidos para cada área , e a quantidade de vagas reservadas estão detalhadas no anexo  II do Edital.

3 – JEITO CARNAVALESCO

Os projetos inscritos nesta categoria devem prever a realização de Atividades Carnavalescas de Rua, realizado pela sociedade civil durante o período carnavalesco no Distrito Federal. As atividades deverão ocorrer, em período obrigatoriamente compreendido entre os dias 01 de fevereiro a 15 de março de 2023.

Estra categoria também prevê uma área destinada à Organização do Desfile das Escolas de Samba. Os projetos inscritos nesta área devem prever  a realização de todas as ações necessárias para viabilizar o desfile das Escolas de Samba do Distrito Federal no Ceilambódromo, localizado na Região Administrativa de Ceilândia, durante o período das festividades do Carnaval.

O valor total desta categoria no Edital  é de R$ 6.400.000,00 (seis milhões e quatrocentos mil reais).

As distribuições das vagas por área e os valores máximos por projeto definidos para cada uma das áreas estão detalhadas no anexo III do Edital.

Reserva de vagas
Há 03 (três) tipos reserva de vagas:

I) aos agentes culturais com deficiência – sendo considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, nos termos da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

II) aos agentes culturais não residentes nas seguintes regiões administrativas: Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Noroeste e Plano Piloto (excetuando Vila Telebrasília e Vila Planalto.

III) aos agentes culturais com 60 (sessenta) anos ou mais.

ATENÇÃO:

Só poderão participar deste edital os proponentes, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com registro já concedido e válido no momento da inscrição, no Cadastro de Entes e Agentes Culturais do Distrito Federal (CEAC), mantido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Os proponentes interessados em realizar inscrição, renovação ou cumprimento de diligência no Cadastro de Entes e Agentes Culturais – CEAC terão de apresentar a solicitação até, no máximo, 10 de maio de 2022.

FAC Multicultural
Inscrições: de 03 de maio a 1º de junho de 2022, até às 18h.

Valor total disponibilizado por meio do edital: R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais).

Veja abaixo o edital FAC Multicultural e a descrição da Categorias:

Edital FAC Multicultural I – 2022

Anexo I – Categoria Cultura de Todo Tipo

Anexo II – Categoria Meu Primeiro FAC

Anexo III – Categoria Jeito Carnavalesco

Anexo IV – Formulário de Inscrição online – clique aqui

Anexo V – Planilha Orçamentária – versão Officeversão LibreOffice

Anexo VI – Plano de Pesquisa – versão Officeversão LibreOffice

Anexo VII – Plano de Curso Oficina – versão Officeversão LibreOffice

Anexo VIII – Declaração de Não Celebração – Meu Primeiro FAC – versão Officeversão LibreOffice

Anexo IX – Modelos de Declarações PJ e PF – versão Officeversão LibreOffice

Anexo X – Modelo de Declaração de Residência PF – versão Officeversão LibreOffice