Sobre o FAC

O Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

O FAC, criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997, é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido e seus projetos são selecionados por Editais públicos. Por meio do FAC, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo Distrito Federal.

Os objetivos do FAC estão vinculados aos Programas de Fomento definidos pela Secretaria e discutidos no Conselho de Cultura do DF, órgão que também é responsável por aprovar os projetos que solicitam apoio financeiro ao FAC.

Os  Editais do FAC são divididos em:

1)      Difusão e Circulação (difusão de todas as atividades artísticas e culturais);

2)      Criação e Produção (audiovisual: cinema, música, televisão e rádio);

3)      Montagem de Espetáculos (linguagens espetaculares: dança, teatro, circo e cultura popular);

4)      Registro e Memória (publicações literárias e demais publicações e registros em todas as linguagens);

5)      Informação, Indicadores e Qualificação (gestão cultural, formação e qualificação dos segmentos artísticos); e

6)      Manutenção de Grupos e Espaços (sustentabilidade dos grupos artísticos e espaços privados de uso público).

Como ter acesso aos recursos do FAC?

Para concorrer ao FAC, é necessário possuir o Cadastro de Ente e Agente Cultural (CEAC). Podem solicitar o CEAC pessoas físicas ou jurídicas, sendo que os documentos necessários e o formulário de solicitação estão disponíveis no site da SeCult. O interessado deve morar no DF há pelo menos 2 anos e comprovar atividade artística ou cultural por meio de portifólio contendo folders, matérias de jornal, entre outros. Cabe ao Conselho de Cultura do DF a análise e a decisão quanto à emissão do CEAC.

Apoio a Passagens e Diárias

Desde 2012, o FAC-DF conta com um mecanismo mais dinâmico de apoio a passagens e diárias nacionais ou internacionais. Cada ente e agente pode solicitar até 4 vezes por ano passagens e diárias para participar de festivais, cursos ou eventos. Em 2012, foram disponibilizados 840 mil reais para esta forma de apoio.

Editais FAC-DF

Os editais de 2015 ainda não foram lançados, mas é possível começar a se preparar para eles realizando cursos que a Secretaria de Cultura do DF oferece na incubadora BSB Criativa, projeto em parceria com o Ministério da Cultura. Além de várias outras atividades de capacitação relacionadas à economia cultural, a BSB Criativa oferece consultorias e realiza cursos gratuitos para capacitar os Entes e Agentes Culturais na elaboração dos projetos. Saiba mais.