Publicados os novos Editais do FAC

Foram publicados hoje (11/09) no DODF, seis novos editais do Fundo de Apoio à Cultura no DF. O valor total dos Editais é de R$ 24.180.000,00 que, somados aos R$ 17.847.000,00 lançados nos Editais do primeiro semestre, totalizam R$42 milhões investidos pelo GDF na cultura por meio do fomento aos artistas do Distrito Federal.

O maior edital é para fomentar a difusão cultural que somam R$9 milhões. Serão apoiados ao todo 288 projetos, entre eles, 6 longas metragens, 14 curtas metragens, 65 novos espetáculos, 26 publicações e 117 ações de circulação e difusão das artes em geral.

As inscrições dos projetos ocorrerão do dia 01/10 até 14/10 por meio eletrônico. Os formulários de inscrição já estão disponíveis para que os proponentes possam iniciar a elaboração dos projetos. Este ano também desenvolvemos uma lista de checagem para facilitar a correta submissão de toda a documentação necessária. Para concorrer é necessário que o artista possua o Cadastro de Ente e Agente Cultural. O prazo para solicitar o CEAC se encerra na segunda-feira, dia 17 de setembro.

Assim como nas edições anteriores, a inscrição será realizada por meio do Sistema Salic Web do Ministério da Cultura. Acesse o sistema por meio do link a seguir: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.

A Secretaria de Cultura irá oferecer 6 cursos de elaboração de projetos ao FAC em 5 cidades diferentes. Em breve será divulgado o calendário e locais de realização.

Editais

Edital – Criação e Produção

Edital – Difusão e Circulação

Edital – Indicadores, Informação e Qualificação

Edital – Manutenção de Grupos e Espaços

Edital – Montagem de Espetáculos

Edital – Registro e Memória

Formulários de Inscrição

Formulário de Inscrição – Criação e Produção

Formulário de Inscrição – Difusão e Circulação

Formulário de Inscrição – Indicadores, Informação e Qualificação

Formulário de Inscrição – Manutenção de Grupos

Formulário de Inscrição – Montagem de Espetáculos

Formulário de Inscrição – Registro e Memória

Plano de Trabalho

Plano de Trabalho – Cronograma

Plano de Trabalho – Divulgação

Plano de Trabalho – Orçamento

Material de Apoio

Lista de Checagem 2012

Tabela de Referência de Preços

Tabela Serviços

Tabela Mão de Obra

 

66 ideias sobre “Publicados os novos Editais do FAC

  1. Perdão: erro de digitação.
    “porque nós já os tem” = “porque eles já os têm”

    Att,
    Laura Cavalheiro

  2. Proponho um adiamento de 15 dias para as inscrições no FAC.
    Não para que os artistas/grupos possam finalizar seus projetos, porque nós já os tem, mas para que a SEC e o GDF tenham tempo de fazer com que o sistema funcione.
    Não está funcionando.
    Nada funciona, nem no Salic, nem na Receita do GDF – onde é preciso obter uma Certidão.

    Att,
    Laura Cavalheiro

  3. Boa tarde

    Preciso esclarecer algumas dúvidas para finalizar minha planilha e não consegui respostas no edital. Talvez possam me ajudar: na ficha de inscrição, no quadro onde se descreve o projeto, ainda permanece o impedimento de identificação do artista ou qualquer informação que o identifique, ou posso descrever meu projeto (Distribuição de cds) informando nome do artista, da obra, etc?

    Sobre a Elaboração do Projeto:

    a) é vedado ao proponente receber por esse serviço?
    b) qual a porcentagem do valor total que pode ser destinado?
    c) como não está incluído nos quesitos de Gestão ou Divulgação, deve ser lançada como Outras?

    Não encontrei tais informações no edital, mas, caso lá estejam, informem que vou atrás.

    Esperando não incomodar mais, desde já, agradeço.

    Abraço

  4. meu projeto é para a montagem de um espetáculo teatral de uma cia fundamentada.
    tenho que apresentar 3 orçamentos de atores, atrizes e diretores?

  5. 1) Para a elaboração da planilha orçamentária, ao utilizarmos a tabela de referencia do MinC, podemos utilizar valores abaixo do que os da tabela?

    2) se utilizo a tabela do Minc como referencia, para realizar o pagamento aos atores (codigo 24) de uma montagem teatral que dura 3 meses, tenho que realizar os pagamentos semanais como consta no campo “unidade” da tabela?

  6. Equipe do FAC,

    tenho algumas dúvidas em relação ao edital 03:

    1. Para a ficha técnica do projeto, que nesse edital está localizada na ficha de inscrição, só deverá constar os nomes dos profissionais que atuarão de forma remunerada no projeto? Contamos com um número importante de entidades parceiras econsultores e colaboradores voluntários, que não constarão na planilha orçamentária, e que desempenharão tarefas no projeto. Como incluí-los na ficha técnica?

    2. Para a elaboração da planilha orçamentária, ao utilizarmos a tabela de referencia do MinC, podemos utilizar valores abaixo do que os da tabela?

    3. A ficha de inscrição prevê área para a projeto metodológico. O Edital 03, modalidade Arte e Responsabilidade Social, prevê que além dos documentos obrigatórias, deve ser encaminhado projeto metodológico. Esse documento já está contido na ficha técnica e não precisa ser enviado em separado, ou precisamos incluií-lo na ficha técnica e ainda assim encaminhá-lo em separado?

    Obrigada!

  7. Bom dia, gostaria de saber se há algum impedimento para que um proponente de um projeto esteja contemplado na ficha técnica (como agente) em outro projeto.

    Atenciosamente,

  8. Referente ao item 7.2, as contrapartidas sociais podem ou devem ser valoradas monetariamente e contar para o mínimo de 10% do valor do projeto?

  9. Não encontrei a inscrição para (II – Festivais, encontros e mostras, sendo 2 projetos de até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) cada, totalizando R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), cujo
    detalhamento dos requisitos específicos está no item 8.2, b.) no SALICWEB? Esta e em qual categoria ou link na salicweb?

    Atenciosamente

  10. Bom dia

    Baixei as planilhas e a de orçamento parece estar com problemas. Não aceita preenchimento em diversos campos.

    Abs

      • Bom dia

        AS células referentes a valores solicitados ao FAC, contrapartidas, gastos com gestão, divulgação e outros, ou seja, o cabeçalho da planilha, não deve então ser preenchido por mim? Essas células estão bloqueadas.

        Obrigado

  11. No SALIC da inscrição de “circulação ” na area de cinema – festival, mostra de cinema que está no edital não está no salic. Têm apenas lançamento de filme e gravação de DVD. Cadê a msotra e festival de cinema de até 150 mil???

  12. Gente,

    Quem são os “Agentes” da Ficha Técnica ??
    TODAS AS PESSOAS QUE TEM CEAC TENHO QUE COLOCAR NA FICHA DE INSCRIÇÃO ???

    FICHA DE INSCRIÇÃO :
    Proponente:
    Função(es) – de acordo com a planilha orçamentária:

    Agente 1:
    Função(es) – de acordo com a planilha orçamentária:

    • João,

      Não, são os integrantes do grupo ou dos que irão compor a obra. É importante informar a maior quantidade possível.

  13. Olá, boa noite.

    O edital de Registro e Memória estipula como valor máximo para a venda das obras:
    6.11 O valor máximo para a venda de catálogos deverá ser de R$ 50,00 (cinquenta reais) e
    para as demais publicações de R$ 30,00 (trinta reais).

    Entretanto, o formulário de inscrição trás o seguinte texto:
    Em caso de comercialização da obra, qual o valor da venda? Ou gratuito? (Em caso de um produto final ser gerado. Valor máximo: R$ 20,00.)

    Qual valor devo levar em consideração?

    Obrigada
    Gabriela de Andrde

  14. Gente, alguma notícia sobre os cadastros feitos no CEAC? Eles saem antes da abertura do edital, conforme previsto?
    Att,
    Gabriel Lyra

  15. Olá boa noite!

    Tenho algumas dúvidas sobre o edital fac 2012/2 como seguem:

    Estou lendo os editais, e vi que no edital de criação e produção não tem opção para gravação de DVD. Tem alguma linguagem em que a gravação de DVD se enquadra?
    E a gravação de CD será somente a modalidade I de 8 projetos de R$8.000,00???

    No Edital de Montagem de Espetáculos, tem a opção de cultura popular modulo II onde serão contemplados 2 projetos de R$ 100.000,00, e que devem ser feitas pelo menos 3 apresentações. Essas apresentações podem ser em somente um dia ou devem ser em 3 dias?

    No Edital Difusão e Circulação item 8.4 E) linguagem cultura popular, tem a opção de executar um festival em 3 dias desde que seja calendário continuado. Para esta modalidade o evento já deve ter sido realizado alguma vez ou um primeiro evento pode ser realizado nesta modalidade?

    Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.

    Att

    Fabiula Souza

  16. Preciso saber se posso, produzir um programa de tv, no item produção, e quais seriam os critérios para este item.

  17. Olá boa noite!

    Tenho algumas dúvidas sobre o edital fac 2012/2 como seguem:

    Estou lendo os editais, e vi que no edital de criação e produção não tem opção para gravação de DVD. Tem alguma linguagem em que a gravação de DVD se enquadra?
    E a gravação de CD será somente a modalidade I de 8 projetos de R$8.000,00???

    No Edital de Montagem de Espetáculos, tem a opção de cultura popular modulo II onde serão contemplados 2 projetos de R$ 100.000,00, e que devem ser feitas pelo menos 3 apresentações. Essas apresentações podem ser em somente um dia ou devem ser em 3 dias?

    No Edital Difusão e Circulação item 8.4 E) linguagem cultura popular, tem a opção de executar um festival em 3 dias desde que seja calendário continuado. Para esta modalidade o evento já deve ter sido realizado alguma vez ou um primeiro evento pode ser realizado nesta modalidade?

    Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.

    Att

    Fabiula Souza

  18. BOM DIA

    Por favor responte a minha pergunta!

    Fiz o meu Cadastro. Embutir Certidão Negativa de Débitos junto ao Governo do Distrito Federal, Certidão Negativa de Débito de Tributos e Contribuições Federais e Certidão Negativa de Execução Patrimonial. Para me inscrever no FAC, terei que fazer isso novo???? Está na linha do edital 5.3. Tem que enviar de novo? Nos editais anteriores não era necessário !

    Atenciosamente

  19. Gente, há uma falha no edital de criação e produção. Em “2.Objeto”, o item 5 diz: – “Realização de Projeto série de TV documentário ou ficção (Bíblia e Piloto): 2 projetos de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) cada, totalizando R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), cujo detalhamento dos requisitos específicos está no item 8.2, e.”
    Mai abaixo, em “8.Requisitos Específicos”, a letra “e)”, que discrimina o plano de execução, aponta o seguinte: “Realização de Projeto de série de TV (Piloto e Bíblia): 2 projetos de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) cada:”, ponto este que elimina a opção “série de TV documentário”, focando-se apenas em ficção e animação.

    Gostaria de um esclarecimento, pois estou com um projeto documental de TV engatilhado.

    Agradeço desde já,

    Jonas Pires

  20. Lendo o edital achei estranho o envio de certidões negativas quando ainda da inscrição do projeto! Como todas as certidões têm validade, geralmente 30 dias, creio que a Secretaria encontrará muita dificuldade em analisar a admissibilidade e a parte legal de cada proponente, pois somente a primeira avaliação demorou mais do que 30 dias para ser concluída, então agora sendo essas duas avaliações juntas como será caso alguma certidão perca validade?
    Outra coisa, nos documentos a serem anexados obrigatoriamente, o cronograma de execução e desembolso é um só, e no edital estão descritos como formulários diferentes!!

  21. Bom dia.
    Acompanhei a resposta dada a Carolina, a respeito do resultado do primeiro bloco. Pelas minhas contas, é provável que, aqueles que precisarem se envolver com recursos até a última fase não terão tempo de incluir (e refazer planilhas, pois isso será necessário) o projeto no segundo bloco, certo? Se o resultado sairá em 1 mês, considerando-se as análises recursais, então não teremos tempo de enviar os projetos no segundo bloco caso seja necessário. Vocês abrirão exceção devido à data, já que o prazo é de 01 a 14/10? Poderemos entrar no segundo bloco mesmo o projeto estando ainda em análise no primeiro bloco? Em caso negativo, acredito que isso seria uma forma de seleção prévia, pela impossibilidade de participação. Grata.

  22. Bom dia!
    Por favor, gostaria de saber sobre os projetos de pesquisa; onde eles estão nos editais?
    Obrigada e aguardo.
    Att,
    Adriana.

  23. BOM DIA
    Fiz o meu Cadastro. Embutir Certidão Negativa de Débitos junto ao Governo do Distrito Federal, Certidão Negativa de Débito de Tributos e Contribuições Federais e Certidão Negativa de Execução Patrimonial. Para me inscrever no FAC, terei que fazer isso novo???? Está na linha do edital 5.3. Tem que enviar de novo? Nos editais anteriores não era necessário !

    Atenciosamente

  24. Bom dia!
    Realmente os links não estão abrindo…
    E gostaria de saber sobre os projetos de pesquisa; eles não serão contemplados nesses editais?
    Aguardo resposta.
    Att,
    Adriana.

    • Adriana,

      Os links estão funcionando. Estamos abrindo uma nova página para alocar os editais na página Editais>Editais 2012/2.

  25. BOM DIA

    Fiz o meu Cadastro. embuti Certidão Negativa de Débitos junto ao Governo do Distrito Federal, Certidão Negativa de Débito de Tributos e Contribuições Federais e Certidão Negativa de Execução Patrimonial. Para me inscrever no FAC, terei que fazer isso dovo???? Está no dital 5.3. Tem que enviar de novo? Nos editais anteriores não era necesserario!

    Atensiosamente

  26. incrível como há um conformismo quanto à ineficácia do sistema e, consequentemente, o aumento da burocracia. Enfiar a gente nesse buraco é muita, mas muita sacanagem !!!

  27. qual a previsão de divulgação dos resultados finais do primeiro bloco de editais? seria interessante termos estes resultados antes do prazo de inscrições do segundo bloco, para sabermos se temos ou não nossos CEACs livres para apresentarmos novos projetos

    • Carolina,

      Estamos aguardando o Conselho de Cultura finalizar a análise dos recursos quanto ao mérito. Então será aberto o prazo de 15 dias para entrega dos documentos. Após a entrega será feita a analise documental e aberto o prazo de 5 dias para recursos. Provavelmente todo o processo levará ainda cerca de 1 mês para o resultado final.

  28. Qual o motivo do proponente ter que apresentar as “Comprovações de tempo
    de atuação do proponente” sendo que isso foi feito para o cadastro do CEAC?

    • Diogo,

      Por que não há como consultar os 5000 processos de CEAC com agilidade suficiente e, também, saber da atualidade do comprovante. Neste caso, o documento servirá para comprovar o local de moradia que será pontuado. Somente quando possuir um cadastro informatizado teremos capacidade de consultar o CEAC com a eficiência necessária.

      • Bem, uma saída seria ter apenas o número do CEAC do proponente e a data de validade, assim se saberia, sem a a necessidade de consultar todo o processo, se o cadastro é válido ou não. Evitaria que mandássemos todos os documentos novamente, inclusive nos onerando quanto a cópias e reimpressões e também evitando o aumento do trabalho dos profissionais da Secretaria.
        Pedir tudo novamente é aumentar o trabalho do mesmo jeito, ou se trabalha analisando os 5000 processos de CEAC’s ou se trabalha analisando os processos que chegam com envio de projeto!

      • Suene,

        Estamos atualizando o cadastro dos 5.000 CEACs e, esperamos, que no próximo ano não seja mais necessário o re-envio dos documentos. Lamentamos o transtorno.

  29. Evolução do segundo bloco de Editais:
    Primeira proposta em fevereiro, quando foram apresentados os resultados de 2011:
    R$ 34,09 milhões
    Proposta das minutas apresentadas aqui no site em julho:
    R$ 31,58 milhões
    Editais publicados:
    R$ 24,18 milhões
    E quanto será que vai sobrar do primeiro bloco para o Carnaval e festas de fim de ano?

    • Estava fazendo a mesma análise aqui. Além de terem sido suprimidas categorias que estavam na minuta lançada no dia 22 de julho também foi cortado o valor total do edital. Esse recurso já está sendo “economizado” para os tais eventos.

  30. Mensagem de erro pra todos os links:
    The requested URL /wp-content/uploads/Edital-Criação-e-Produção.pdf was not found on this server.

    • Proponho que o FAC adie por 15 dias o prazo de inscrições.
      Não para que os artistas possam finalizar seus projetos, porque eles já os tem, mas para que a SEC e o GDF tenham tempo de fazer com que o sistema funcione.
      Não está funcionando.
      Nada funciona, nem no Salic, nem na Receita do GDF – onde precisamos obter uma Certidão.
      Att,
      Laura Cavalheiro
      Presidente – Cooperativa Brasiliense de Teatro e Circo