ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO FAC AUDIOVISUAL

Edital 2016 será o maior edital de fomento direto ao audiovisual do Brasil

(lançamento do edital e apoio a campanha #EuConsumoAudiovisualNoMeuCelular em defesa da codecine)

Foi publicado hoje no DODF o Edital 1/2016 de Audiovisual do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O montante para este primeiro edital é de R$ 22.715.000,00 (vinte e dois milhões setecentos e quinze mil reais), divididos em 14 linhas de apoio, com previsão de apoiar 72 projetos nas mais diversas categorias. As inscrições se iniciam nesta quarta-feira, (2 de março), e permanecem abertas até 15 de abril.

O volume de recursos deste edital do FAC para a linguagem de Audiovisual será tão expressivo, que ultrapassará os recursos de fundos estaduais com tradição histórica no segmento como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, tornando o FAC Audiovisual 2016, o maior edital de fomento direto ao audiovisual do Brasil. “Brasília está cada vez mais se firmando como um dos mais importantes centro de produção do bom cinema brasileiro, basta vermos os exemplos recentes de O Último Cine Drive-in e de Branco Sai, Preto Fica, realizados com recursos do FAC, e que estão colecionando prêmios dentro e fora do país”, argumenta o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

 

Além do grande aporte de recursos, o edital possuirá novas categorias que até então nunca haviam sido contempladas pelo Fundo de Apoio a Cultura, como a criação e manutenção de cineclubes, restauração e preservação de acervo e linhas específicas para publicações, capacitações e pesquisas relacionadas ao audiovisual, o que será fundamental para a efetivação de uma política de fomento que abranja todas etapas e segmentos da cadeia produtiva dos realizadores. Veja abaixo quadro resumido com as linhas de apoio, número de vagas e valores deste edital.

O segundo edital do FAC/2015 é possível graças às mudanças no decreto 34.785/2013, que simplificaram os editais do FAC. As mudanças foram realizadas após um amplo processo de discussão e participação social que contou com um plataforma on-line de contribuições, além de uma série de reuniões com associações e entidades representativas do segmento. Foram incorporados uma série de avanços significativos inclusive no que se refere a desburocratização do acesso ao edital, o que colocou fim a obrigatoriedade das contrapartidas e a exigência dos três orçamentos para cada rubrica, pleitos históricos do movimento cultural brasiliense.

Além de uma série de reuniões presenciais com as entidades e associações representativas do setor, foi utilizada uma plataforma on-line colaborativa em cogestão plena com a sociedade. “Assim, conseguimos ter um termômetro bem específico de cada item do edital e avançarmos em várias áreas, atendendo os interesses da classe e das políticas públicas da secretaria, na direção de consolidar o DF como polo Audiovisual de referência para todo país”, avalia o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha.

O lançamento do edital foi realizado às 15h, no Palácio do Buriti, e contou com a presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg; do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do presidente da Ancine, Manoel Rangel; do secretário de Cultura, Guilherme Reis; da secretária-adjunta, Nanan Catalão; do subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha; e a equipe da Secretaria de Cultura.

Serão realizadas oficinas e palestras para divulgar e ensinar como participar deste edital. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 2 de março até 15 de abril, por meio do site editais.cultura.df.gov.br . É importante destacar que esta será a primeira vez que o FAC utilizará um sistema próprio para receber as inscrições dos projetos. Para o subsecretário de Fomento, “Esta primeira versão do módulo de envio de propostas é o passo inicial de um processo de informatização do FAC que será implementado a fim de atender uma demanda histórica do movimento cultural e de ampliar nossa governabilidade sobre todo o processo de seleção.”

Dúvidas, informações podem ser tiradas pelo email selecao.sufic@cultura.df.gov.br ou pelo atendimento presencial na própria Secretaria de Cultura. As dúvidas em relação o sistema de envio de propostas podem ser tiradas pelo telefone 3325-6107.

Confira abaixo O Edital, o formulários e os demais anexos necessários para inscrição:

Edital

NOTA – Prorrogação das Inscrições

Retificação do Edital

Formulário de Inscrição

Anexo I – Detalhamento das linhas de apoio

Anexo II – Termo de Ajuste

Anexo III – Planilha orçamentária

Anexo VI – Parâmetros contratação FSA – Linnhas de Produção  

Anexo VII – Parâmetros contratação FSA – Linnhas de Comercialização

Anexo VIII – Plano de Curso/ Oficina

Anexo IX – Plano de Pesquisa