Resultado Final de Admissibilidade – Prêmios FAC Cultura Brasília 60

O resultado final de admissibilidade do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Prêmios Cultura Brasília 60”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), foi publicado hoje (24) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), com a divulgação dos projetos classificados nesta primeira etapa. Das 1.588 inscrições, 1.575 foram admitidas para a próxima fase.

Destinado a premiar agentes culturais que tenham relevante participação no desenvolvimento artístico ou cultural no Distrito Federal e Entorno, a iniciativa faz parte do programa Conecta Cultura, pacote de ações para atenuar os danos sofridos pela comunidade cultural durante o período de isolamento social necessário ao combate à pandemia da Covid-19.

Agora, os projetos admitidos serão encaminhados para análise da Comissão de Seleção, que é composta por membros do Poder público e Sociedade Civil, completando a segunda etapa do processo. Nesta fase, serão considerados aspectos como valorização da cultura, caráter inovador das iniciativas, e contribuição da narrativa para promoção de valores não discriminatórios.

O objetivo do edital é reconhecer, principalmente, iniciativas destinadas às comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com reduzido acesso aos meios de produção e fruição cultural. Dividido por categorias, o chamamento público vai premiar 500 agentes culturais que tenham desenvolvido ações artísticas em benefício da sociedade. Deste total, cada artista contemplado receberá um valor de R$ 4 mil, totalizando um investimento de R$ 2 milhões para socorrer a comunidade artística neste momento de pandemia.

O resultado preliminar de mérito tem publicação prevista para 13 de julho de 2020 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com prazo de 10 dias para interposição de recursos.

Confira aqui o resultado final de admissibilidade.