Edital FAC Ocupação 2019

Encerradas no último dia 26 de julho, as inscrições para o edital para o FAC-Ocupação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) superaram as expectativas, recebendo número recorde de inscritos. Ao todo, 690 projetos foram registrados no edital que vai distribuir R$7,7 milhões para 106 iniciativas nos equipamentos e espaços públicos do DF.

De acordo com o levantamento feito pela (SECEC), o volume de inscrições cresceu consideravelmente em relação ao edital lançado em 2017, que investiu R$2,3 milhões em 48 projetos contemplados. Naquele ano, apenas 103 ações foram inscritas, 587 a menos que o registrado agora.

Com uma concorrência média de 6,51 projetos por vaga, o FAC-Ocupação prevê ações em 12 bibliotecas integrantes da Rede de Bibliotecas Públicas do DF e nove equipamentos culturais localizados em seis regiões administrativas, além do Setor Diversões Sul e Setor Comercial Sul. Além disso, Museu Nacional da República, Centro Cultural Três Poderes, Centro de Dança, Casa do Cantador, Complexo Cultural de Planaltina, Complexo Cultural de Samambaia, Museu Vivo da Memória Candanga, Catetinho e Espaço Cultural Renato Russo receberão atividades.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Adão Cândido, o FAC- Ocupação é uma grande oportunidade de valorização dos equipamentos culturais do DF e fomentar cultura dentro deles, através dos projetos dos agentes culturais locais. “Com esta linha de apoio, além de promover a difusão cultural, garantiremos as vagas dos produtores culturais de todas as Regiões Administrativas, com projetos realizados em todo o Distrito Federal”, conta.

Após o recebimento das inscrições, os projetos serão submetidos à etapa de mérito cultural, primeira etapa da seleção, onde serão analisados os aspectos relevantes dos projetos culturais, concorrentes em uma mesma linha de apoio.

A verificação de mérito cultural irá selecionar os melhores projetos, considerando os princípios e objetivos do Sistema de Arte e Cultura do DF e será realizada por pareceristas contratados mediante credenciamento realizado pelo do edital FAC n° 13/2018. De acordo com o edital, o resultado preliminar da primeira etapa está previsto para ser divulgado no próximo mês de outubro.

Veja abaixo quadro contendo a quantidade de projetos inscritos por linha de apoio no edital FAC Ocupação 2019.