Cultura lança edital para participação em mercados artísticos e culturais

Conexão Cultura DF investe R$ 1,3 milhão para estimular a presença de artistas e produtores em eventos estratégicos

Se você é um agente de cultura do Distrito Federal e atua nas áreas de música, audiovisual, dança, moda, artes visuais, teatro ou circo, não pode perder esta oportunidade. Estão abertas as inscrições do Edital nº 02/2018 Conexão Cultura DF #Negócios. Ao todo, a Secretaria de Cultura vai disponibilizar mais de R$ 1,3 milhão em bolsas para incentivar a presença de artistas e produtores da capital federal nos mais importantes festivais, feiras e rodadas de negócio que vão acontecer entre julho de 2018 e junho de 2019 no Brasil e vários outros países. Os recursos são do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Acesse aqui o Edital nº 02/2018 do Conexão Cultura DF #Negócios completo, além formulários e modelos de declarações.

Participe do Café de Lançamento do novo Edital #Negócios do Programa Conexão Cultura DF
Nesta quarta-feira (16/5), às 15h, no Foyer da Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro.

“Uma das grandes novidades deste ano é que o edital #Negócios está contemplando mais linguagens. Além de audiovisual e música, há oportunidades para agentes culturais que trabalham com moda, dança, artes visuais, teatro e circo”, explica o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

As inscrições acontecerão em duas fases. A primeira será de 16 a 30 de maio para os eventos de 2018. A segunda etapa, para a agenda de 2019, está prevista para o mês de setembro. Ao todo, serão oferecidas 131 vagas para participantes (delegados) e cinco apresentações artísticas (showcases).

Todas as informações sobre o processo de inscrição, os documentos necessários e o número de vagas estarão detalhadas no Edital Conexão Cultura DF #Negócios, que será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dia 16 de maio.

Oficinas – Nos dias 22 e 26 de maio, a Secretaria de Cultura vai promover duas oficinas práticas exclusivamente para tirar dúvidas sobre o Edital Conexão Cultura DF #Negócios. As atividades serão realizadas no Território Criativo (horário a confirmar) com o propósito de fortalecer a participação de produtores culturais das mais diversas linguagens no programa. Não é necessária inscrição prévia para participar.

Mais incentivos para fortalecer a presença do DF em eventos culturais nacionais e internacionais

Lançado em 2016, o Programa Conexão Cultura DF tem como objetivo investir na promoção, difusão e intercâmbio, nacional e internacional, das produções culturais realizadas por artistas locais. Entre 2016 e 2017, o programa custeou 136 projetos: 75 na linha de participação em eventos; 28 de pesquisa e residência; 13 de circulação nacional, internacional e mista; e dez premiações de reconhecimento e inovação. Ao todo foram investidos R$ 3,1 milhões por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Para 2018, o orçamento do programa foi ampliado para R$ 3,5 milhões. Até março de 2018, já foram apoiados 23 projetos, totalizando R$ 403,8 mil. Para ter acesso ao apoio financeiro, por meio do programa Conexão Cultura, os produtores e artistas podem apresentar demandas espontâneas ou se inscrever nos editais de chamamento público para presença em eventos estratégicos definidos pela Secretaria de Cultura. Os pedidos devem ser feitos com antecedência mínima de 45 dias do mês em que a atividade ocorrerá.

Conexão Cultura: regras mais simples e novas linhas de apoio

Em abril deste ano, o programa teve a sua regulamentação atualizada, incorporando os avanços da Lei Orgânica da Cultura (LOC) e do Decreto nº 38.933/2018, que trata do regime jurídico de fomento à cultura. O Conexão Cultura DF passou a contar com sete linhas de apoio. Além de Participação em Eventos Nacionais e Internacionais, Circulação Nacional, Internacional ou Mista e Intercâmbios e Residências, foram incluídas as linhas Educação Patrimonial, Formação Artística, Técnica e Empreendedora, Formação em Política e Gestão Cultural e Promoção de Plataformas.

Confira a lista de eventos contemplados pelo edital Conexão Cultura DF #Negócios2018

Comentários encerrados.