Edital Prêmios Cultura e Cidadania

Foi realizado no dia 4 de maio, no Palácio do Buriti, o lançamento do edital de premiação Cultura e Cidadania publicado hoje no diário oficial (veja aqui). No evento foram apresentadas as categorias e critérios de avaliação.

Está é a segunda edição do edital de premiação realizado com recursos do FAC.

O Edital Cultura e Cidadania premiou, em 2017, artistas, grupos ou coletivos da cidade por contribuições importantes em quatro categorias: hip-hop, na equidade de gênero e nas culturas popular e afro-brasileiras. Em 2018 serão 74 prêmios, divididos em oito categorias: Culturas Populares Tradicionais, Hip Hop, Culturas Afro-brasileiras, Equidade de Gêneros na Cultura, Culturas Ciganas, Culturas Indígenas, Arte Inclusiva e Cultura LGBTI.

A política de premiações tem como objetivo reconhecer trajetórias de grupos, coletivos, agentes e personalidades da cultura do Distrito Federal, valorizando suas identidades, fazeres e saberes. O edital tem um formato simplificado, apresentando formulários simples, documentação reduzida e dispensa a necessidade de Cadastro de Entes e Agentes Culturais, o CEAC.

Além disso, algumas categorias como culturas Indígenas, Ciganas, Afro-brasileiras e Mestres e Mestras das Culturas Populares permitem que a inscrição seja oral. Mais um esforço de desburocratização e descentralização dos recursos do FAC, o prêmio 2017/2018 traz diversas novidades quanto ao seu formato.

A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal vem trabalhando na ampliação das políticas públicas voltadas para o reconhecimento das mais diversas manifestações artísticas e culturais, valorizando a diversidade cultural e o princípio da igualdade. A realização da segunda edição do edital Cultura e Cidadania é uma ação alinhada com a Política Cultural de Ações Afirmativas no âmbito da gestão pública cultural do Distrito Federal, publicada em outubro de 2017.

Acesse aqui o edital n°1/2018 – Prêmios FAC Cultura e Cidadania 2018

Formulários de Inscrição:

Arte Inclusiva e Acessibilidade Cultural

Cultura HIP HOP

Cultura LGBTI

Culturas afro-brasileiras

Culturas ciganas

Culturas indígenas

Culturas populares saberes e fazeres das culturas

Equidade de gêneros na cultura

Demais Anexos

Anexo III – Modelo – carta de ciencia_anuencia

Anexo IV – Modelo – carta de representação

As inscrições de candidatura para premiação podem ser realizadas pelo próprio interessado ou por um terceiro que o indicar, no período entre 7 de maio de 2018 e 7 de junho 2018, com apresentação da documentação que deve ser direcionada a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural por um dos seguintes caminhos:
I – preferencialmente pelo envio para o e-mail premiosfac2018@gmail.com; ou
II – quando não for possível o envio por e-mail, pode ser feito o protocolo da documentação na sede da Secretaria de Cultura, localizada na SCN – VIA N2 – Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Veja todo documentação necessária para inscrição no edital de seleção.