Resultado Final do Prêmio #Plataformas Conexão Cultura DF

Secretaria premia ações e projetos que difundem arte e cultura da cidade!

A primeira edição do Prêmio #PLATAFORMASDF recebeu 63 propostas, confirmando a importância da ação para a comunidade artística e cultural do Distrito Federal. A iniciativa premiou 10 plataformas de ações e práticas culturais coordenadas pela sociedade civil, integradas às diretrizes do Programa Conexão Cultura DF e que, além de promover a cultura do DF no Brasil ou no mundo, incentivem o fortalecimento, o intercâmbio e circulação de bens e serviços culturais.

Duas linhas integraram o Prêmio: a primeira, Reconhecimento #PLATAFORMASDF, estabeleceu foco nos eventos e ações que, há mais de cinco anos, promovem e difundem a cultura da cidade continuadamente. Foram contemplados os projetos de diversas linguagens: Transversalidades, de literatura; Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea e Festival do Teatro Brasileiro, ambos de artes cênicas; Encontro de Violeiros, de cultura popular; Curta Brasília, de Audiovisual; Móveis Convida, em ações de ambiente de mercado para a música; e Satélite 061, que abrange diversas linguagens.

Na segunda linha, Novas #PLATAFORMASDF, concorreram 31 propostas de iniciativas inovadoras nas mais diversas linguagens. As propostas selecionadas aportam uma transversalidade entre a tecnologia e a produção cultural a favor da difusão do DF.

A selecionada Block Art Chain propõe integrar galeria virtual, blockchain e contratos inteligentes. Já a Pitako propõe uma plataforma de pitching online para conexão continuada de projetos e compradores, bem como receber “pitacadas” para evolução dos projetos. A terceira selecionada, Protagonista, integra arte urbana, impressão em fine art, remuneração dos artistas, tudo em um aplicativo trilíngue.

O Prêmio #Plataformas integra o Programa Conexão Cultura DF, recentemente  premiado na categoria Projeto do Ano, da Semana Internacional de Música de São Paulo, conferindo seu reconhecimento como uma política pública cultural efetiva do Distrito Federal. Em 2018, novas ações e projetos estão previstos, dando continuidade à gestão das políticas públicas de cultura implementadas pela Secretaria que visam promover e fortalecer a cultura e a arte do Distrito Federal.

Confira aqui a listagem final dos selecionados

Confira aqui o extrato da avaliação de recursos

Comentários encerrados.