Resultado Mérito Cultural FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços 2016

A Secretaria de Cultura inicia hoje a divulgação do resultado Preliminar de Mérito Cultural dos Editais FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços. Os editais compõe o segundo bloco de editais de 2016.
Ao todo, são mais de 9 milhões de reais investidos em 112 projetos culturais nos dois Editais. Destes, 94 projetos foram contemplados no Edital FAC Ocupação, distribuidos nas Categorias de Cultura e Cidadania, Cultura Educa, Cultura nos Parques e Ocupação Cultural de Espaços e Equipamentos Públicos. Pela primeira vez o edital estimulou realização de projetos culturais no âmbito da valorização do patrimônio cultural, do meio ambiente, direitos humanos e educação.

“É muito importante uma visão da política pública de Cultura integrada com outras áreas e um FAC atento às demandas não só da comunidade fazedora de Cultura mas da população do DF como um todo.”, destaca Guilherme Reis, Secretaria de Estado de Cultura.

Por sua vez, o FAC Manutenção de Grupos e Espaços contemplou 18 projetos de Grupos Artísticos e Espaços Culturais do DF. Este Edital possui um grande diferencial, uma vez que garante, aos grupos ou espaços contemplados, aporte de recursos durante dois anos consecutivos para manutenção e desenvolvimento de suas atividades.

O Secretário ressaltou a importância da contribuição do FAC na sustentabilidade do trabalho de coletivos e espaços culturais – “O apoio continuado aos grupos e espaços independentes é fundamental para o fortalecimento da cena cultural do Distrito Federal e estímulo à economia da cultura”.

O resultado de Mérito Cultura dos Editais FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços sairá publicado no DODF na próxima terça-feira (02/05). Após a publicação do resultado preliminar do mérito, abre o prazo de recurso de 10 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil posterior à publicação (03/05), quando também serão disponibilizados para consulta junto ao FAC os pareceres de análise de mérito cultural. Os proponentes podem apresentar até dia 12 de maio recursos fundamentados e específicos ao Plenário do Conselho de Cultura do Distrito Federal. Não é possível acrescentar quaisquer documentos, nem questionar notas sem fundamentação objetiva.

Veja aqui os resultados

Resultado Mérito Cultural – Edital 3-2016 – FAC Ocupação

Resultado Mérito Cultural – Edital 5-2016 – FAC Manutenção de Grupos e Espaços

Resultado dos demais editais FAC 2016
Até o final de maio está previsto o anúncio dos resultados dos editais  FAC Áreas Culturais e FAC Regionalizado. E já em junho deve se iniciar o lançamento dos novos Editais 2017.