Mais uma chance! Curso sobre o Edital 1/2015 do FAC na Ceilândia

Babi traduz a oficina sobre o Edital para Libras.

Babi traduzindo a oficina sobre o Edital para Libras no último sábado, na BSB Criativa.

 

Após o sucesso das seis oficinas  realizadas em cinco RAs nas últimas semanas, a equipe da Secretaria de Cultura vai até a Ceilândia, na próxima sexta-feira (25), para realizar mais uma Oficina em parceria com o projeto Jovem de Expressão. Se você tem dúvidas sobre como participar ou como se inscrever, compareça!

As edições realizadas em Sobradinho, São Sebastião,  Taguatinga, Samambaia e no Plano Piloto ajudaram quase 200 pessoas a tirar suas dúvidas e pensar sua proposta cultural. No último sábado, na BSB Criativa, a oficina contou também com tradução em Libras e uma exposição sobre acessibilidade com a especialista Bárbara Barbosa, a Babi, Gerente de Inclusão e Acessibilidade na Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

As oficinas gratuitas são uma parceria da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e da Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural. Avise os amigos! As inscrições para o Edital 1/2015 do FAC-DF vão até 4 de outubro. Saiba mais aqui.

Serviço:Banner web oficina

Oficina sobre o Edital 1/2015 do FAC-DF

Dia 25 de setembro, sexta-feira

19h

Local: Jovem de Expressão

EQNM 18/20 Praça do Cidadão

Ceilândia Norte

 

Oficina sobre o Edital 1/2015

 banner oficina

Nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, representantes das Subsecretarias de Fomento e Incentivo Cultural e Cidadania e Diversidade Cultural vão apresentar o Edital 1/2015 do FAC no Museu Nacional da República. Essa será a primeira de uma série de oficinas que serão realizadas em diversos locais de Brasília nas próximas semanas. O objetivo é apresentar o Edital e dar instruções para que os entes e agentes culturais do DF possam se inscrever corretamente. A oficina também vai mostrar um passo a passo da utilização do Salic Web, sistema online de envio de propostas culturais que está sendo utilizado pela Secretaria de Cultura do DF, numa parceria com o Ministério da Cultura.

O Edital 1/2015 do FAC-DF contempla 11 áreas culturais:

  • Artes Plásticas, Visuais e Fotografia;
  • Artesanato;
  • Manifestações circenses;
  • Cultura Popular e Manifestações Tradicionais;
  • Dança;
  • Design e Moda;
  • Literatura, livros e leitura;
  • Música;
  • Ópera e Musical;
  • Patrimônio histórico e artístico material e imaterial;
  • Teatro.

Para concorrer no Edital, é necessário ter um CEAC (Cadastro de Entes e Agentes Culturais do DF) válido. As inscrições devem ser feitas até dia 4 de outubro, pelo Salic Web. Para saber mais sobre o Edital, leia este post e também nossa seção de perguntas frequentes. A agenda das próximas oficinas deve ser divulgada até o final da semana.

Serviço:

Oficina de Capacitação sobre o Edital 1/2015 do FAC-DF

Quando: Quinta-feira, 3 de setembro, das 19h às 22h.

Onde: Auditório 2 do Museu Nacional da República

Entrada Franca.

Saiba mais:

Rodada de Negócios LIC

Banner de divulgação da rodada de negócios.

Para participar da Rodada de Negócios da LIC é preciso enviar um projeto para o Banco de Propostas, que será avaliado posteriormente.

 

Em agosto vai acontecer a primeira edição da Rodada de Negócios L.I.C. – Lei de Incentivo à Cultura, para aproximar as empresas habilitadas das propostas de quem faz a cultura no DF. As inscrições para o banco de propostas vão até o dia 10 de agosto através deste link. É importante preencher com detalhes todos os campos. Propostas incompletas não serão homologadas.

Para participar da rodada, é necessário ter preenchido os dados no Banco de Propostas da LIC, possuir CEAC (cadastro de ente e agente cultural) e ser selecionado por pelo menos uma das empresas. Ao final, as empresas que se interessarem por algum projeto podem entregar umaCarta de Intenção de Incentivo, documento que permitirá ao interessado inscrever um projeto cultural na LIC/DF. Lembrando, participar da rodada não garante a carta de incentivo.

As propostas do Banco vão ser escolhidas pelas próprias empresas para serem apresentadas. O interessado que tiver sua proposta selecionada por pelo menos 1 empresa terá 10 minutos para se apresentar diretamente aos representantes das incentivadoras interessadas. Essa é a oportunidade de ficar cara a cara com quem pode patrocinar e tirar do papel a sua ideia.

Entenda as etapas 

Até o dia 10 de agosto – Inscrição no Banco de Propostas

Data a confirmar – BSB Criativa convida as propostas selecionadas para se apresentar

2ª quinzena de agosto – Rodada de Negócios

Conheça a L.I.C.

A Lei de Incentivo à Cultura, regulamentada em 2014, visa aumentar os recursos disponíveis para projetos culturais no DF. As empresas habilitadas na Secretaria de Estado de Cultura do DF (SEC) podem apoiar projetos culturais, com incentivo fiscal, por meio da Política de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, prevista na Lei nº 5.021/13.

A empresa pode destinar entre 2,5% e 3% do ICMS ou ISS recolhido no ano anterior, selecionado projetos de seu interesse e, obrigatoriamente, deve destinar um percentual do valor autorizado para projetos simplificados com valor total de até 120 mil reais.

Na prática, o percentual de isenção destinado a esses projetos é mais atrativo, chegando a 99% para projetos de até R$120 mil. Entretanto, muitas empresas têm dificuldades em encontrar esses projetos de pequeno porte. É justamente essa lacuna que o Banco de Propostas pretende suprir.

Segmentos Culturais contemplados pela L.I.C.

  • música, óperas e musicais;
  • teatro;
  • manifestações circenses;
  • audiovisual;
  • pesquisa, informação, documentação e qualificação em gestão cultural;
  • artes visuais;
  • artesanato;
  • livro e leitura;
  • culturas populares e tradicionais;
  • patrimônio cultural material e imaterial;
  • dança;
  • cultura digital, artes digitais e eletrônicas;
  • rádio e TV educativa e cultural.

Mais informações:

facebook.com/bsbcriativa – bsbcriativainscubadora@gmail.com – 3323-1817

*Publicado originalmente no blog da BSB Criativa.

2º Encontro da Rede Incubadoras Brasil Criativo começa nesta terça

Participantes do 1º Encontro de Incubadoras Brasil Criativo, que aconteceu em novembro de 2014, em Brasília.

Participantes do 1º Encontro de Incubadoras Brasil Criativo, que aconteceu em novembro de 2014, em Brasília. (Foto: Goiás Criativo/Divulgação)

 

De 14 a 17 de julho a BSB Criativa vai sediar a segunda edição do Encontro da Rede  Incubadoras Brasil Criativo, com a presença de integrantes das outras 13 incubadoras além da anfitriã. O encontro contará com palestras, apresentação de casos de sucesso, rodadas de negociação e debates sobre empreendedorismo e inovação.

Parte do evento será fechado para os participantes da rede, mas gostaríamos de convidar a todos para a mesa de abertura na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, onde representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do GDF, Sebrae Nacional e Sebrae DF, estudiosos e empreendedores da Economia Criativa vão discutir como arregaçar as mangas e botar a mão na massa. 100% gratuito.

Confira a programação aberta ao público, no dia 14 de julho:


9h – Abertura

– Guilherme Varella – Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura
– Guilherme Reis – Secretário de Cultura do Distrito Federal
– Ana Clévia Guerreiro – Gerente Adjunta da Unidade de Atendimento Setorial do Sebrae Nacional
– Júlio Flávio Gameiro Miragaya – Diretor Técnico e de Atendimento Sebrae DF

9h30 / 12h30min – Painel “Economia Criativa: fazer acontecer”

Palestrantes:
– Leandro Valiati- Professor e coordenador da Especialização em Economia da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
– Marcos Oliveira- Coordenador de Incubadoras da Porto Digital/Pernambuco
– Marco Ferreira- fundador da MobCONTENT, empresa com foco na produção de conteúdo para novas plataformas/ Rio de Janeiro.

Moderação: Jean Sigel – especialista e pesquisador sobre o tema criatividade

Serviço:

Abertura do 2º Encontro da Rede de Incubadoras Brasil Criativo – Gratuito
14 de julho – 9h
Local da Abertura: Faculdade Dulcina de Moraes (Setor de Diversões Sul, CONIC)

Mais informações sobre o Programa Incubadoras: www.culturadigital.br/brasilcriativo