PRORROGADA consulta pública sobre o Decreto do FAC-DF

Comentários online sobre o texto do decreto serão aceitos até o próximo domingo, 07 de junho

Para colaborar, basta fazer um cadastro simples na plataforma Participa.br.

Para colaborar, basta fazer um cadastro simples na plataforma Participa.br.

Foi prorrogado até 7 de junho o prazo para contribuição na consulta pública sobre o decreto do FAC-DF. Aberta desde o dia 11 de maio, esta é a primeira etapa da consulta online sobre o FAC-DF, o Fundo de Apoio a Cultura, que vai contar com diversos outros passos ao longo do ano, incluindo o debate sobre as minutas dos editais 2015.

Até o momento, foram mais de 500 vizualizações e 173 comentários sobre o texto do Decreto. Colaborar é simples: basta acessar a página e comentar os parágrafos do texto com sugestões de melhorias ou alterações, clicando nos balõezinhos ao lado de cada parágrafo. Também é possível apoiar, refutar ou responder a comentários já feitos por outros cidadãos.

Para contribuir com as discussões online, basta ter um cadastro no Participa.br e entrar para a comunidade Cultura DF.

A consulta pública sobre o Plano de Cultura também continua aberta. As reuniões presenciais nas RAs continuam até o final de junho, e nos próximos dias passarão pelo Paranoá (03/06) e pelo Riacho Fundo II (08/06). Confira a agenda completa.

Participe!

Para participar online:

1) Faça sua conta no Participa.br.

2) Entre para a comunidade Cultura DF.

3) Faça seus comentários na consulta online sobre o FAC-DF.

4) Aproveite para contribuir também com a consulta pública sobre o Plano de Cultura do DF

Secretaria de Cultura do DF lança o projeto Diálogos Culturais

Plateia da sala Plínio Marcos cheia, vista do fundo. No palco, lá embaixo, uma fila de cadeiras em semicírculo com os representantes da Secult.

Eventos presenciais periódicos e canais de discussão online pretendem ser ferramentas de diálogo contínuo entre governo e comunidade

 

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal lançou, na última terça-feira (24) o ciclo Diálogos Culturais – Pensando Juntos. O encontro realizado na Funarte deu início a uma série de conversas abertas entre Secult e a comunidade do Distrito Federal sobre os rumos da arte, cultura e do empreendedorismo cultural. O ciclo, que contará com mais 20 encontros presenciais em diferentes regiões administrativas, será um canal direto para manter a população informada das ações e projetos da pasta e para ouvir propostas sobre o futuro da arte e da cultura, além de servir de foro presencial para discussão do Plano Distrital de Cultura.

O encontro inaugural, realizado na Sala Plínio Marcos, na Funarte, foi conduzido pelo secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da secretária adjunta Nanan Catalão, o presidente do Conselho de Cultura do DF,  Victor Ziegelmeyer, e toda a equipe de subsecretários da pasta. Diversas lideranças comunitárias, bem como administradores das cidades satélites, estiveram presentes.

A conversa iniciou com uma prestação de contas da atuação da Secult nos três primeiros meses de nova gestão, e seguiu com microfone aberto para comentários e reivindicações de artistas, produtores, gestores e demais atores da cena cultural local. Foram quase quatro horas de trocas nesta que foi apenas a primeira edição do projeto, que tem o intuito de reforçar a participação da comunidade na construção das políticas públicas para a cultura e a transparência das ações de governo.

Nos próximos eventos, a equipe da Subsecretaria de Políticas Culturais vai retomar as discussões da construção do Plano e do Sistema de Cultura do Distrito Federal, que definirá as diretrizes e metas para o setor, a serem alcançadas nos próximos dez anos.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela página CulturaDF no Participa.br, que também será o principal canal de discussão dos textos do Plano de Cultura. A memória dos eventos, e os vídeos gravados durante a transmissão, também podem ser acessados no site participa.br/culturadf